Já que falamos até aqui de tudo um pouco, vamos falar um pouco sobre segurança.
A internet é o maior barato, teve o poder de conectar até nossos pais e avós.
Minha mãe por exemplo é viciada em Facebook, mas o que a maioria das pessoas que estão se conectando agora não tem muita noção, é quanto aos cuidados que devemos ter ao utilizar os nossos dispositivos, eles até sabem que podem pegar um vírus de computador, mas não tem ideia de como se proteger. No caso das redes sociais, os riscos vão além dos criminosos cibernéticos e passão para os criminosos físicos que estudam suas vítimas pela internet com a finalidade de cometer um crime de sequestro, assalto e até mesmo assassinato.
No que se refere a segurança digital, precisamos tomar muito cuidado com os sites que acessamos, não devemos abrir e-mails de desconhecidos e muito menos instalar programas que não conhecemos a procedência. Quem tem smartphone deve sempre analisar o app, se tem recomendações e avaliações antes de instalar um vírus ou coisa pior em seu dispositivo. Para os computadores nem se fala, somos bombardeados diariamente com e-mails falsos do correio, detran e até de bancos pedindo para clicarmos em links duvidosos ou baixar um determinado arquivo para vermos a intimação, ou multa e etc. Enfim, temos que ter em mente, que tudo que fazemos na internet deixa rastros e por isso temos que usar com consciência. Para os meninos que gostam de acessar um site de pornografia vai uma dica, esses são os sites com a maior variedade de pragas cibernéticas que existem, depois vem os sites para downloads de programas piratas e de filmes e séries.
Navegar, ou surfar na net é muito legal, mas estamos em uma época que não dá para vacilar.
Esses softwares maliciosos colocam em risco vários aspectos de nossas vidas, os e-mails falsos de banco geralmente atuam como phishing, em que você recebe o e-mail dizendo que existe um problema qualquer com sua conta, com seu token, ou coisa relacionada e aparece um link e assim que você clica, se depara com um site igualzinho ao do seu banco. Você coloca o número da sua conta, a sua senha, e vai passando aos poucos pelos sistemas de segurança fornecendo todos os dados que os bandidos precisam para limpar sua conta. Se olhar na barra onde tem o endereço do link no seu browser, vai ter a terrível surpresa de descobrir que aquele endereço, afinal, não é o do seu banco.
Podem ser aqueles malware irritantes, que, cada vez que você clica em um link, aparece uma página que nada tem a ver com o que você quer, como os hao123, que é um browser hijacker, ele altera as configurações do seu browser, coleta termos de busca que você utiliza em buscadores como Google e Bing – sem a sua permissão – visando trazer links de publicidade em suas pesquisas e pior ainda, ele pode até mesmo alterar atalhos aleatórios de sua área de trabalho e menu iniciar e são bem chatos de retirar.
Os Trojan são programas que aparentemente tem um propósito útil, às vezes até necessários ao seu computador, mas escondem um programa que faz coisas ruins, como pegar senhas que você utiliza, abrir portas do seu computador – permitindo acessos que você não permitiu, deixando todas as suas informações vulneráveis.
As melhores formas de se proteger são:
– O seu banco NUNCA vai pedir seu número de conta e senha por um e-mail ou mensagem no celular. Caso receba algum e-mail e tiver alguma dúvida, NÃO acesse link algum que esteja disponível em e-mail ou mensagem, entre diretamente digitando o endereço do seu banco no browser, ou entre em contato pelos números de telefone disponíveis nos seus cartões de débito e crédito.
– Se não conhece a procedência de um e-mail – não importa o quão atraente o assunto dele pareça – NÃO ABRA. Muitos malwares e vírus podem se propagar simplesmente por abrir um e-mail.
– Não instale softwares piratas, não baixe de sites que não sejam do próprio fabricante, evite instaladores estranhos a todo custo, e ao instalar, tome MUITO cuidado no momento da instalação, esqueça a filosofia de clicar “next next” para tudo e leia com atenção. Alguns softwares, no momento da instalação propõem coisas desde alterar o seu navegador padrão a instalar barras de tarefas indesejadas e até mesmo softwares que podem entrar em conflito com os que você já tem instalados (é o caso de anti-virus, que podem parar de funcionar apropriadamente, deixando seu sistema sem proteção), ou até mesmo instalar programas perigosos.
A internet é um recurso maravilhoso, que aproxima pessoas, deixa toda informação de que precisamos ao alcance dos dedos, fornece conhecimento, temos acesso a cursos, entretenimento, melhora nossa vida profissional e nossos negócios, mas como tudo em nossa vida, precisamos estar atentos ao que estamos fazendo.
Para finalizar, segue abaixo o link de uma animação dos anos 90, muito engraçada produzida pela Primo comunicações, ela mostra de uma forma cômica como um computador trabalha.
A Celeritat agradece a atenção!