Dando continuidade com nossa série de fundamentos de tecnologia, hoje vamos postar sobre: Processador, Memória Ram e Unidades de armazenamento.

Processador: (CPU) – UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO.

Podemos dizer que o processador é o cérebro do computador, ele é responsável, por processar, acelerar, endereçar, resolver cálculos e preparar os dados de acordo com a aplicação que está sendo executada, ou já está em execução.

É muito comum hoje falarmos de core e as pessoas me perguntam, o que devo comprar, qual é o melhor, um Core i5, ou um Core i7, ou ainda, se o Core i3 é bom?

Para responder essas dúvidas vamos falar um pouco de Core.

Core é como nós chamamos a unidade de processamento, cada processador pode ter uma, ou várias unidades de processamento.

Um processador Core i7 do modelo i7-3960X possui 6 Core, isso quer dizer que ele possui 6 unidades de processamento, ou seja, são 6 cérebros em um só, ou seja quanto mais melhor. É claro que existem outros fatores que influenciam no desempenho de um processador, mas esse tema fica para uma outra ocasião.

É possível ver nas imagens abaixo quantos Core possui um notebook, que está equipado com um processador Core i5, que possui 4 core, ou quatro unidades de processamento.

Só de lembrar quando eu trabalhava com um XT 286 em 1992, fico surpreso de como a tecnologia evoluiu tão rápido.

Memória Ram

Quando falamos de memória, muitas pessoas confundem com espaço de armazenamento. Quem não é da área de tecnologia imagina que a memória é onde guardamos os nossos arquivos e na verdade não é, então vamos a explicação.

Memória Ram é a memória temporária do computador, toda vez que o processador executa uma tarefa, ele precisa alocar essa tarefa em algum lugar e é na memória ram que ele faz isso.

Quando abrimos um novo documento do Word para digitar um texto, esse documento é aberto na memória Ram, enquanto estamos trabalhando no documento ele está alocado na memória ram, a partir do momento em que salvamos esse documento, ele é direcionado para uma pasta, ou diretório de nossa escolha dentro da unidade de armazenamento, nesse caso o HD, ou disco rígido. Outro exemplo; imaginem que temos um jogo instalado em nosso dispositivo, mas ele está fechado, no momento em que abrimos ele para jogar, ele é alocado pelo processador na memoria ram e o processador inicia uma correria, busca um arquivo no HD, abre e aloca na ram, continuamos o jogo e passamos de fase, mudamos de tela e o processador efetua a tarefa de fechar a tela anterior e abrir uma nova tela, assim acontece com tudo o que fazemos em nossos computadores. Quando fechamos o jogo, geralmente ele é salvo no disco e a memoria que está sendo utilizada é liberada.

Portanto, quando o computador possui bastante memoria RAM, conseguimos abrir vários documentos e aplicativos ao mesmo tempo, word, excel, browser de internet, Skype, aplicativo de músicas e etc. Quando temos pouca memoria ram, e abrimos alguns arquivos e executamos outras tarefas ao mesmo tempo, o computador começa a ficar lento, travar e etc. Tudo isso porque o processador não consegue mais alocar tarefas para a memoria e ai ele começa a trabalhar para que as coisas continuem funcionando, isso faz com que ele acelere mais ainda o seu processamento, fazendo aquecer mais do que o normal, causando o seu travamento e muito provavelmente o seu desligamento inesperado.

Memoria para Desktop
Memória para Desktop
memoria para notebook
memória para notebook
memoria para smartphone e tablets
memória para smartphone e tablets

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Unidade de armazenamento

Unidade de armazenamento é qualquer dispositivo que utilizamos para salvar os nossos arquivos, sejam eles quais forem. De cara algumas pessoas já associam com HD, ou HDD que significa Hard Disk Drive, mas hoje em dia o HD é apenas uma das possibilidades que podemos usar como dispositivo de armazenamento. O HD é a mais comum e consequentemente o mais utilizado, mas também é uma das mais antigas formas de armazenamento. Quem não se lembra dos rolos de fita, ou dos disquetes de 5 e ¼, (Meus Deus estou realmente ficando velho    ).

Continuando, Quando eu utilizava o meu XT 286, eu usava muito o disquete de 5 e ¼ com a capacidade de 720kb de espaço, já que eu não tinha uma Winchester (HD), pois naquela época esses dispositivos eram muito, muito, mas muito caro mesmo.

Hoje temos uma grande variedade de opções para salvar nossos arquivos, mas o mais utilizado ainda é o HD, isso se deve ao custo benefício e a sua grande capacidade de armazenamento.

Em um Desktop por exemplo, é no HD que instalamos o sistema Operacional e todos os programas que vamos utilizar, seja para trabalhar, pesquisar ou entreter.

Quando vamos comprar um computador novo, geralmente no enunciado da propaganda do produto vem discriminando as configurações principais do equipamento, exemplo:

Notebook Lenovo Ideapad 310 Intel Core i3 4GB 500GB Tela LED 14″

Quebrando o enunciado em partes temos a configuração do equipamento que estamos interessados em comprar.

A primeira informação é o tipo do equipamento = Notebook

A segunda é a marca e o modelo = Lenovo Ideapad 310

A terceira é a marca e o modelo do processador = Intel Core i3

A quarta é a quantidade de memoria ram, ou memoria temporaria = 4gb. Obs: quanto mais melhor

A quinta e ultima é o tamanho do HD, ou unidade de armazenamento = 500GB

Podemos considera que se trata de uma configuração média em relação ao custo beneficio, para ser uma boa configuração custo beneficio, o ideal seria esse notebook ter 8GB de memoria ram, ai sim estaria ideal para o dia a dia.

Mas o que temos que ter em mente é que, o conjunto faz a boa configuração e não um componente, ou outro.

HD Fechado
HD Fechado
HD Aberto
HD Aberto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SSD (solid state disk) 

O armazenamento é feito por memórias Flash, isto é sem partes móveis, o que traz mais resistência a impactos e trepidações em relação ao HDDs, muitíssimo recomendado para os computadores moveis, Notebooks e Laptops. São perfeitos também para computadores Gamers, pois o acesso aos arquivos e programas são muito mais rápidos, mas toda essa performance tem um custo, e esse custo é bem alto, para se ter ideia, um SSD de 240GB custa em média R$ 450,00, enquanto um HD de 1000GB custa em média R$ 230,00, ou seja os SSDs ainda não cabem no bolso da Maioria.

SSD aberto
SSD Aberto
SSD Fechado
SSD Fechado

 

 

 

 

 

 

 

Pen drive

Os Pen drive também evoluíram com o tempo, existe pen drives de vários tamanho, marcas e modelos, mas sua evolução se deu principalmente relacionado a espaço de armazenamento e velocidade de transferência, já que utiliza as portas USB dos computadores.

Esses dispositivos são utilizados mais para uma copia rápida de arquivos do que para Backup, os que são originais e de boas marcas não apresentam defeito com facilidade, porem existem muito pen drives piratas, vendidos em bancas, que apresentam defeitos, fazendo com que o seu usuário perca as suas informações.

Cartão de memoria

Os cartões de memória seguem a mesma linha dos pen drives, tiveram a sua evolução e sofrem com os mesmos problemas de pirataria.

 

DVDRW e CDRW

Esse método ainda é utilizado para Backups, uma mídia de DVD consegue armazenar 4.7GB de arquivos e uma de CD armazena até 700MB. A gravação é feita através um driver gravador por um processo chamado de queima. O que acontece é exatamente uma queima, a unidade óptica emite um laser que grava as informações na mídia e esse processo pode ser Definitivo se for em um DVD R, ou alterável se for em Um DVD RW, já que a mídia RW pode ser gravada e regravada. Mas este metodo está caindo em desuso devido as varias formas de armazenamento que existem. Hoje a principal opção tem sido o HD externo, que pode ser conectado a porta USB como o pen drive, a diferença é que trabalha muito mais rápido e tem mais espaço de armazenamento, outra opção bem utilizada é o chamado backup na nuvem.

Unidade óptica de leitura e gravação
Unidade óptica de leitura e gravação
Tipos de mídia
Tipos de mídia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É isso por hoje, pessoal!

Na semana que vem, falaremos sobre o que é internet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *