Em menos de um ano pela terceira vez o mundo sofre um novo ataque Hacker.

O novo vilão é o BAD RABBIT, um novo Ransoware.

Infelizmente esse tipo de crime cibernético vem acontecendo com mais frequência. As empresas vem gastando fortunas para se protegerem desses ataques e muitas vezes sem sucesso

O que é um Ransomware?

É um tipo de código malicioso, um malware, que torna todos os dados armazenados em um computador, ou seja, documentos, imagens, vídeos, planilhas e etc, inacessíveis, usando criptografia, e impossibilitando que esses arquivos possam ser abertos corretamente. Quem for atacado por um Ransomware geralmente recebe um contato na tela que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso aos documentos. O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins. Moeda da internet.

Os Hackers por trás do ataque Bad Rabbit estão exigindo 0,05 bitcoin como resgate, cerca de US$ 280 no câmbio atual da criptomoeda. Assim como em outros casos, o vírus usa um contador regressivo para pressionar a vítima a pagar pelo resgate o quanto antes. Não há garantias, porém, de que ao pagar a quantia pedida em bitcoin, os hackers vão liberar os seus dados no PC.

Segundo a Kaspersky, fabricante russa de antivírus, o ataque não usa explorações (exploits). É um drive-by attack: as vítimas baixam um falso instalador Adobe Flash Player de sites infectados e iniciam manualmente o arquivo .exe, infectando os seus PCs.

Vale salientar que apenas os do sistema Windows são os maiores afetados.

A Microsoft está trabalhando em novas atualizações de segurança, por tanto não estranhem se o pc ficar lento devido as atualizações.

 

Como se proteger?

Cuidado com os sites infectados pedindo pela instalação do Flash Player.

Mas ai vem a pergunta, quais são esses sites, e eu respondo: pode ser qualquer um, então, como saber quem foi atacado nesse momento? É difícil.

Por isso pessoal:

A Celeritat aconselha que:

  • Tenha o Backup do seus arquivos protegidos de preferência em um disco fora do seu computador.
  • Antivírus atualizado
  • Não abra e-mails de origem desconhecida, que possuam anexos suspeitos. Lembrem-se de que bancos não vão mandar e-mails com acesso direto que peça, seu número de conta e senha. Caso recebam e-mail de qualquer serviço como correios, entrem pelo site não por link, mas digitando diretamente o endereço do site no browser ou pela procura via google.
  • Atenção ao uso de software não legitimo
  • Não acesse sites de conteúdo impróprio, ou sites com facilidades para downloads de software pirata.
  • Não baixe o Flash Player de qualquer site. Caso precise utilizar um site que necessite da aplicação, vá diretamente ao site da fabricante. No entanto, a Adobe já avisou que o Flash Player será descontinuado daqui a três anos, de forma que a maioria dos programadores já migrou para tecnologias de hmtl5 e não necessita mais disso, então, a menos que seja imprescindível, simplesmente não baixe a aplicação.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *